Páginas

domingo, 13 de novembro de 2016




Gestar um bebê é uma excelente oportunidade de nos transformarmos, mesmo que a maioria das mudanças físicas e emocionais aconteçam de forma autônoma e não dependam da nossa vontade consciente: o bebê se desenvolve, cresce e se movimenta, sem que precisemos muito esforço pra isso. A Natureza é bastante sábia em sua maneira de resguardar a preservação da espécie.


A exemplo da Lua, que muda gradativamente suas fases, nós mulheres vivemos mudanças cíclicas que variam ao longo de toda vida reprodutiva: somos Lua Nova ao nascer, Crescente na puberdade, Cheias na gestação e Minguantes na menopausa. Nenhuma das fases é melhor ou mais importante, mas a gestação simboliza uma fase de maior plenitude e vigor, justamente para sustentar uma nova vida. Nesta fase podemos aproveitar a luz mais abundante e conhecer um pouco mais a face sombria e clara que habita nosso interior. A oportunidade é ímpar!!!




Um parcela importante na qualidade do desenvolvimento dos bebês e na própria gestação fica a nosso encargo: podemos ampliar os cuidados com nossa alimentação, atividades físicas e reservar algum tempo para o repouso e meditação. Estas possibilidades de mudanças na forma de viver são um convite para que novos e bons hábitos façam parte do nosso dia a dia. Precisaremos, além do espaço ampliado do útero, encontrar espaço de tempo em nossas vidas para o exercício da maternidade e algumas vezes até lutar por este direito.


Com a prática da Yoga ao longo da gestação poderemos identificar com maior precisão nossas necessidades, limites e possibilidades de auto-superação. Através da respiração e da meditação percebemos o bebê com os sentidos mais aguçados e na prática dos ásanas, alongamos e fortalecemos nosso corpo, trabalhamos o equilíbrio e o foco da nossa concentração. Aumentamos nosso vínculo com o bebê e também com a Força Criadora que nos sustenta, independente da crença ou religião, pois o milagre da vida é incontestável.


É perfeitamente possível percorrermos todo esse trajeto da gestação com harmonia e saúde, mas não podemos menosprezar as diferenças individuais e o contexto de vida de cada uma. Há diferentes desafios e lições reservados. Não nos cabe julgar as escolhas individuais, apenas procurar compreender e conhecer melhor as nossas próprias limitações. Compartilhamos experiências e, cada uma a sua maneira, aproveita os exemplos e histórias tão ricos.


O respeito e o acolhimento são fundamentais e, em um grupo de mulheres, este exercício é muito eficaz, principalmente pelo motivo de que o feminino anda muito desvalorizado, quase sem apoio e espaço para florescer. Temos que lidar com exigências de um mundo masculinizado, competitivo e quase que totalmente insensível à condição materna. Um dos princípios fundamentais da Yoga, e de outras filosofias orientais, é reconhecer e preservar o lugar do feminino e do masculino, sem desvirtuar suas diferenças, mas valorizar a complementação perfeita dos seus papéis.


Dispomos de nove meses, ou aproximadamente quarenta semanas para gestar. Tempo que pode ser especialmente aproveitado para nos conhecermos melhor e nos fortalecermos para a grande e intensa experiência do parto e do pós-parto... Estes serão temas dos próximos artigos.

3 comentários:

Chrisota disse...

Gestar já é uma das experiências mais incríveis que já tive na vida. Poder participar desse grupo de yoga para gestantes traz consigo um sentimento de pertencimento e de identidade muito importantes para mim. Obrigada pela oportunidade! Até amanhã, Chris

Unknown disse...

Que lindo!!!!
Gostaria muito de conhecer e participar dos encontros. Como faço?!

Grata

Carmen Palet disse...

Olá, Beide!

Você pode ligar pra mim, ou enviar uma mensagem pelo Whatsaap para uma aula experimental gratuita, ok?
Um abraço,

Carmen
99964 9455 (VIVO)