Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012


Eis uma imagem que traduz o momento que vivi com relação às postagens neste blog... Mas a vida é movimento e acho que pude aproveitar bem o descanso...


Por falar em descanso, este é um assunto que considero da maior importância pras gestantes e recém paridas, pois o repouso pode ser o ponto fundamental na qualidade de vida das mulheres.


Parece que hoje em dia é motivo de culpa, ou sinal de fraqueza, admitirmos que precisamos sim de repouso pra equilibrar nosso corpo, mente e sentimentos.


Este repouso é o diferencial em nosso humor e disposição pra cumprir nossos deveres com boa vontade e disposição. Vejo muitas mulheres atarefadíssimas, com horários de trabalho insanos, sem ao menos uma pausa depois do almoço pra fazer a digestão. 


Vejo que 15 ou 20 minutos de intervalo não fazem tanta falta assim, e colocar as pernas pra cima, deitar um pouquinho, pode aumentar muito o bem estar e consequentemente a concentração e produtividade no trabalho.


Nem sempre a noite é suficiente pra repor nossa energia, e é bastante comum as grávidas enfrentarem fases de insônia e desconforto pra dormir: Barrigão, vira pra um lado, vira pro outro, vontade de fazer xixi que interrompe o sono, ou simplesmente acordar do "nada"e ficar pensando em "tudo" em uma hora que não dá pra resolver a maioria das coisas, ou desabafar com alguém... Às vezes os maridos, quase expulsos da cama pelos travesseiros podem ser companheiros pro bate papo, mas o batente começa cedo pros 2!


Até mesmo durante o trabalho de parto o descanso é fundamental! Quantas vezes eu já vi noites de sono desperdiçadas numa espera ansiosa, quando o trabalho de parto está só começando, ou a bolsa d'água rompeu sem sinais de contrações... Com certeza o cansaço irá atrapalhar a fase mais ativa, que na maioria das vezes só virá muitas horas depois e aí cadê o gás?


Quando o bebê nasce deveríamos todas receber recomendações médicas explícitas de poder dormir à qualquer momento em que a criança permitir. Nada de visitas sem fim ou interrupções ao merecido descanso das mães. O sono nutre a mulher e auxilia a amamentação, alivia o movimento intenso da mudança hormonal que pode explodir em muitas lágrimas ou até mesmo em uma tristeza e falta de disposição pra cuidar do bebê. O corpo e o espírito da gente precisam do repouso pra se recuperar e adaptar ao novo movimento de vida depois que a criança nasce.


Sei bem o que é ficar acordada noite a dentro, pois alguns partos que acompanho acontecem nas madrugadas, mas com o passar do tempo percebi que seria preciso equilibrar bem a quantidade de atendimentos e disponibilizar alguns dias da semana pra descansar um pouco mais depois das jornadas de trabalho. Sendo assim, hoje não costumo me comprometer com muitas mulheres com data de parto prevista pra um mesmo período.


Observo também o trabalho que algumas famílias tem pra equilibrar o sono dos pequenos, que ficam "elétricos"tarde da noite e aproveitam cada minuto pra solicitar a atenção dos pais, quando estes já estão pedindo pinico pra dormir. Será um reflexo do ritmo da própria família ou o único momento disponível da mãe e do pai pra conviver com a criança? A Laura Gutmann escreveu um capítulo sobre o acordar durante a noite que achei muito bom. O livro é A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, leitura que é indispensável pra compreendermos pontos fundamentais da nossa psiquê e seu reflexo na criação de nossos filhos.


Bem, por hoje é isso, depois, podemos refletir mais estes assuntos que rodeiam o sono e o repouso. Toda essa prosa é só pra nos despertar mais, né?