Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Heranças

Depois de acompanhar um lindo nascimento de uma família, onde o clima de aconchego e amorosidade exalava por toda a casa, fiquei pensativa a respeito do que realmente é necessário e essencial pra chegada de uma criança no seio de uma família.

Sei que são diversos os entendimentos e não é meu objetivo criticar a vida e as escolhas de ninguém, mas algumas coisas tem me chamado atenção:

Uma delas é que atualmente nos deparamos com um verdadeiro "mercado"de produtos e serviços que cerca a concepção, gestação, parto, alimentação, educação, cultura, saúde e tudo mais que está ligado à criação dos filhos e seu suporte. Tudo pode ser resumido à opções de "consumo". 

Interessante é que tudo que escolhemos, até onde as escolhas nos cabem, reflete nossa maneira de sentir e pensar o mundo. Aí nos deparamos com uma montoeira de coisas que talvez não tenha a mínima significação para a saúde e felicidade das crianças. Muitas vezes esse consumo desenfreado pode ser apenas uma parcela da montanha de lixo que nossos herdeiros terão que dar destino futuramente. Lixo acumulado nos corpos, memórias e meio ambiente.

Precisamos refletir qual herança desejamos deixar pra essa futura geração. Quais são as "coisas"essenciais e qual o impacto dos exageros e modismos sem significação.

Penso que a melhor herança é a disponibilidade pro cuidado, principalmente quando os filhos dependem exclusivamente de nós.

No futuro será mais fácil para os filhos lembrar do convívio e da afetividade dispensada pelos pais, do que das "grifes" que foram cercados. 

Podemos simplificar a vida e eleger as prioridades no dia a dia, pois o tempo passa muito depressa pra ser desperdiçado com tolices.

Viva o colo, viva o carinho, a cama compartilhada e tudo de gostoso que é gratuito e faz diferença em nossas lembranças da infância, mesmo aquelas que não são tão facilmente alcançadas...